Campus Guarulhos • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Educação 

Catálogo de Disciplinas

SEA - A questão do Método no enfoque Histórico-Cultural: contribuições para a pesquisa em Educação

Ementa

Carga horaria:75

Créditos: 5

Tipo:Seminário de Estudos Avançados

Considerando a premissa de que o desenvolvimento do psiquismo humano consiste em um processo histórico-cultural, busca-se o apontamento de caminhos de pesquisa, promovendo o estudo, a discussão e a reflexão sobre o enfoque histórico-cultural desenvolvido por L. S. Vygotsky (1896-1934). A partir de conjunto de trabalhos que seguem os pressupostos de tal perspectiva, busca-se subsídios teóricos e metodológicos relevantes para os diferentes projetos de pesquisas em curso e, compreensão do enfoque enquanto método de análise de fenômenos no campo da educação, principalmente aqueles voltados aos estudos das práticas educativas, formação de professores e desenvolvimento humano.

SEA - Alfabetização científica e a construção de conceitos escolares

Ementa

Carga horaria:75

Créditos: 5

Tipo:Seminário de Estudos Avançados

Ao longo das últimas décadas do século XX e no início do XXI surgiram propostas educacionais cujo objetivo é a utilização de estratégias que visem a sanar algumas das dificuldades encontradas no ensino. Entre essas propostas, podemos citar a constatação de que a escola não consegue dar conta da formação científica de seus alunos; os alunos, por sua vez, saem da escola sem saber os conteúdos específicos das disciplinas. A investigação tem mostrado que o interesse pelas ciências vai diminuindo com o avanço da escolaridade, e que o recurso a ensino contextualizado é uma das formas de aumentar esse interesse, pois, ao promover o relacionamento de conteúdos a estudar com o conhecimento quotidiano, favorece a percepção de relevância dos conteúdos a aprender. Fazer ciência e trabalhar com a ciência em sala de aula não são atividades estáticas. Essa consideração implica em auxiliar o professor a alcançar uma visão mais interdisciplinar no sentido de saber orientar o aluno na formação do pensamento científico em todas as suas etapas, como, por exemplo, a elaboração de hipóteses e a confrontação dos dados. Diante dessa situação, é essencial a compreensão bem como a análise das discussões voltadas para o ensino e aprendizagem a partir do entendimento do processo de alfabetização científica e o papel das metodologias ativas. Pretendemos como objetivos de aprendizagem desta disciplina: a) Relacionar os processos de construção de conceitos científicos, do conhecimento escolar e do conhecimento quotidiano; b) Problematizar o lugar e finalidades do conhecimento científico no currículo da educação básica; c) Caracterizar o ensino contextualizado, nomeadamente em termos de finalidades e metodologias; d) Explicar a contribuição do ensino contextualizado de conceitos científicos para o processo de alfabetização científica; e) Caraterizar metodologias ativas relevantes para o ensino contextualizado e a alfabetização científica.

SEA - Aportes da Teoria Crítica da Sociedade para pesquisas em Educação

Ementa

Carga horaria:75

Créditos: 5

Tipo:Seminário de Estudos Avançados

Educação e Emancipação, Formação, Pseudoformação, Crítica da razão burguesa, Ideologia da racionalidade tecnológica. Com foco na educação e na instituição escolar, a disciplina tem como propósito analisar o processo de formação do indivíduo na sociedade contemporânea, a partir de aportes teóricos presentes em estudos realizados por autores da primeira geração da Escola de Frankfurt (Theodor W. Adorno, Max Horkheimer e Herbert Marcuse). Serão analisados criticamente alguns fenômenos que têm colaborado para a adesão dos indivíduos a` ordem social vigente.

SEA - Atividade Pedagógica e Pesquisa em Educação Matemática

Ementa

Carga horaria:75

Créditos: 5

Tipo:Seminário de Estudos Avançados

A disciplina propõe-se ao estudo dos elementos constitutivos da atividade pedagógica na teoria histórico-cultural, em particular, suas especificidades na Educação Matemática. Para isso visa proporcionar aprofundamento teórico e metodológico às pesquisas fundamentadas em tal perspectiva teórica a partir do estudo de elementos da Teoria Histórico-Cultural (Vigotski), da Teoria da Atividade (Leontiev) e do Ensino Desenvolvimental (Davídov).

SEA - Comparar, descomparar e conectar: possibilidades de investigação em história da educação

Ementa

Carga horaria:75

Créditos: 5

Tipo:Seminário de Estudos Avançados

Estudar o conceito de história da educação comparada e seus usos no campo educacional brasileiro; analisar a pertinência da comparação no estudo da circulação dos objetos, das suas distintas apropriações, das diferentes temporalidades e a participação das diferentes áreas na constituição dos mesmos; compreender os conceitos de territorialização, externalização, circularidade, história conectada e as formas pelas quais estes conceitos podem enriquecer os estudos acerca da cultura escolar na viragem do século XIX para o XX; a “construção dos comparáveis” e a apresentação da “história inesperada”; as relações entre as áreas de conhecimento científico, a exploração de novos objetos e a elaboração de novas metodologias de trabalho; as mudanças de escalas e as trocas com diferentes territórios científicos: a questão da categoria de estudo; os manuais e os periódicos educacionais como fontes de estudo para a construção da história da educação comparada.

SEA - Concepções e perspectivas na formação de professores como campo de pesquisa

Ementa

Carga horaria:75

Créditos: 5

Tipo:Seminário de Estudos Avançados

Este SEA desenvolverá estudo teórico sobre autores internacionais que tratam conceitos chave do campo da formação de professores e são referência em pesquisas nacionais desde os anos 1990: profissionalidade; desenvolvimento profissional; inserção profissional; socialização profissonal. Para tanto, identifica pressupostos epistemológicos que subsidiam tais conceitos relacionando-os com a concepção de que a docência é uma atividade teórico prática situada.

SEA - Cultura escrita, impressos, modelos de leitura e formação

Ementa

Carga horaria:75

Créditos: 5

Tipo:Seminário de Estudos Avançados

O curso propõe examinar problemas de pesquisa inerentes à história da cultura, enfocando as relações entre a cultura escrita, a cultura oral, impressos e as instituições de poder que engendram modelos de leitura e formação, colocando-os em circulação. Discutirá os pressupostos metodológicos e conceituais que vêm configurando tendências historiográficas que se debruçam sobre a escrita, a leitura, os impressos e seus usos. A história do livro e a organização da cultura são enfatizadas, assim como as relações entre forma material do impresso, a organização da leitura, a transmissão de saberes e suas apropriações. Examinará autores e textos que elegeram os impressos como objeto, procurando discutir as diferentes perspectivas analíticas em que livros, livros didáticos e outros impressos vêm sendo esquadrinhados, tanto na produção brasileira como na produção internacional.

SEA - Cultura escrita, Leitura e Literatura na História da Educação

Ementa

Carga horaria:75

Créditos: 5

Tipo:Seminário de Estudos Avançados

Continuidades e descontinuidades entre o passado e o presente do ensino de leitura, escrita, língua e literatura no Brasil. Construção e identificação das práticas de leitura e escrita como signo do fracasso ou sucesso escolar. Matrizes teóricas e concepções de língua e linguagem no rito da escola moderna. Métodos de ensino aliados a projetos de (con)formação da infância e ideais de Educação de sociedade. Livros e materiais didáticos de língua, leitura, escrita e literatura. O lugar da literatura infantil na formação escolar da criança e dos professores. Prescrições de ensino, discursos pedagógicos e materiais didáticos sobre leitura, escrita, língua e literatura como dispositivos disciplinarizadores e organizativos das práticas de escolarização. Formação de professores alfabetizadores e o “ensinar a ensinar” leitura, escrita, língua e literatura. Saberes de referência e imperativos epistemológicos no ensino escolar da cultura escrita. Problemas, desafios e perspectivas na investigação sobre o ensino de leitura, escrita, língua e literatura na historiografia da educação.

SEA - Didática, Teorias e Práticas Pedagógicas na Formação Docente

Ementa

Carga horaria:75

Créditos: 5

Tipo:Seminário de Estudos Avançados

Os Seminários de Estudos Avançados Didática, Teorias e Práticas Pedagógicas na Formação Docente têm por objetivo analisar as inter-relações entre a Didática, as Ciências da Educação e a Pedagogia, buscando compreender no campo epistemológico o que constitui a prática pedagógica. Para tanto, propõe delimitar o campo de conhecimento dessas áreas e a repercussão de seus estudos na constituição das diferentes Teorias Pedagógicas. Examina a trajetória histórica dessas teorias que se manifestam no Ensino Público Brasileiro contemporâneo, a partir do papel atribuído à escola em cada uma delas, assim como na interface com a formação inicial e contínua de professores.

SEA - Educação de Surdos em Perspectiva Bilíngue

Ementa

Carga horaria:75

Créditos: 5

Tipo:Seminário de Estudos Avançados

Bilinguismo e escolarização em contextos de minorias linguísticas: conceituação teórica e levantamento produção científica acerca da construção de ambientes educacionais bilíngues, práticas pedagógicas e formação docente no cenário brasileiro e internacional, tendo-se as línguas de sinais como línguas maternas para estudantes surdos. Conquistas, desafios e principais lacunas no ensino da Libras e da Língua Portuguesa no Brasil. Multiculturalismo e identidade surda. Educação inclusiva e educação bilíngue: um caminhar articulado nessas perspectivas é possível?

SEA - Educação e Trabalho

Ementa

Carga horaria:75

Créditos: 5

Tipo:Seminário de Estudos Avançados

O objetivo do SEA é o aprofundamento de estudos sobre a categoria trabalho nas dimensões ontológica e histórica, em uma abordagem que considere o trabalho como atividade central na história da humanidade. Nesse sentido, focalizará os seguintes conteúdos temáticos: Concepção de trabalho. A Organização do trabalho no regime de produção capitalista. As transformações atuais no mundo do trabalho. As relações entre trabalho e educação. Histórico das relações entre educação e trabalho no Brasil. A escola como mediação: a educação do trabalhador.

SEA - Estado, Educação e Políticas Públicas

Ementa

Carga horaria:75

Créditos: 5

Tipo:Seminário de Estudos Avançados

Os seminários têm como objetivo o estudo de conceitos de Estado, Educação e Políticas Públicas com vistas à compreensão das políticas educacionais numa sociedade dividida em classes e com grande desigualdade social. Busca-se traçar alguns pressupostos básicos sobre o Estado capitalista, concepções críticas de educação, formulação e implementação de políticas públicas para a educação. Toma-se como referencial teórico concepções contemporâneas de Estado numa perspectiva marxista e as políticas públicas para educação como resultado de disputas entre interesses de classes e frações de classes. Com isso, pretende-se elucidar o papel do Estado na elaboração e implementação das políticas educacionais. Serão trabalhados os seguintes conteúdos: 1. Estado Moderno (fundamentos liberais). 2. Concepção de Estado Ampliado em Gramsci. 3. Estrutura e funcionamento do Estado. 4. Política e dominação. 5. Política e desenvolvimento econômico no Brasil. 6. Concepções de educação numa perscpectiva crítica. 7. Democracia, Educação e Poder. 8. Pesquisas em políticas públicas. 9. Estado e políticas públicas. 10. Análise de políticas públicas.

SEA - Estado, Políticas Educacionais e Gestão Escolar

Ementa

Carga horaria:75

Créditos: 5

Tipo:Seminário de Estudos Avançados

Processo de institucionalização da escola (séc XIX e XX). 2- Estado, Educação escolar e desenvolvimento econômico. 3- O discurso de qualidade, produtividade e equidade. 4- Reforma do Estado e Políticas Educacionais do século XX e seus desdobramentos no século XXI. 4- Tendências do campo da gestão escolar pública no Brasil.

SEA - Estudos sobre a Escola

Ementa

Carga horaria:75

Créditos: 5

Tipo:Seminário de Estudos Avançados

A escola como organização social. Sociologia dos estabelecimentos escolares. Escola, escolarização e cultura. Da escola para a elite à escola para a massa. Escola e desigualdade. Escola e qualidade. Estudos sobre a escola. Tendências atuais dos estudos sobre a escola.

SEA - Estudos sobre o exercício da docência em perspectiva sociológica

Ementa

Carga horaria:75

Créditos: 5

Tipo:Seminário de Estudos Avançados

O objetivo é analisar a natureza e as especificidades do trabalho docente, em perspectiva sociológica. Visa realizar estudos sobre os sujeitos que atuam nos processos educativos realizados nas escolas, sobre as condições de trabalho docente, sobre as relações estabelecidas e as práticas realizadas. Investiga-se a configuração do trabalho docente na escola, na interface com as transformações sociais que incidem sobre as relações de trabalho no capitalismo. Por um lado, entende-se a escola como instituição social que cumpre função específica, possuidora de pautas internas de funcionamento, das quais derivam modos de ser e agir nessa instituição, conformando professores. As relações institucionais são faceta importante das condições de trabalho nas escolas, configurando o exercício da docência. Por outro, atenta-se para as alterações no mundo do trabalho na atualidade, e suas consequências sobre a escola e os processos de trabalho docente. Serão desenvolvidos os seguintes conteúdos: 1. Institucionalização e profissionalização da função de professor; 2. Docência e gênero; 3. Pertença de classe e posicionamento social dos professores; 4. Condições de trabalho do professor na atualidade; 5. Precarização e regulação do trabalho docente; 6. Prática pedagógica e cultura escolar.

SEA - História da Formação Docente no Brasil

Ementa

Carga horaria:75

Créditos: 5

Tipo:Seminário de Estudos Avançados

A trajetória da formação dos professores primários no Brasil desde a Primeira República até os dias atuais. Os currículos de formação de professores e as disputas pela hegemonia das áreas de conhecimento. O papel do Estado Brasileiro na formação de professores. As influências internacionais nos modelos de formação de professores no Brasil. A produção de conhecimento na área.

SEA - História e Historiografia da Educação Brasileira: estudos da cultura escolar

Ementa

Carga horaria:75

Créditos: 5

Tipo:Seminário de Estudos Avançados

O seminário focaliza os estudos sobre a cultura escolar, sobretudo os que trabalham numa perspectiva histórica. Além de considerar os diferentes elementos que esses estudos discriminam quando se referem à cultura escolar (práticas e saberes pedagógicos, discursos pedagógicos, profissionalização da docência, culturas docentes, matérias e disciplinas escolares, etc.), as discussões são desenvolvidas de modo a trabalhar alguns conceitos de determinados autores e obras, como os conceitos de forma escolar, representações coletivas (Roger Chartier), tática e estratégia (Certeau) e dispositivo (Foucault).

SEA - História e Historiografia da Educação Brasileira: estudos da infância

Ementa

Carga horaria:75

Créditos: 5

Tipo:Seminário de Estudos Avançados

Este seminário visa o estudo da infância a partir da análise das dimensões históricas, culturais, sociais, econômicas, políticas e pedagógicas que as envolvem, bem como a reflexão acerca do processo de produção das infâncias. São examinadas a construção social do conceito de infância na Modernidade, a História da Infância no Brasil, com ênfase em São Paulo nos séculos XVI a XX, as diferentes infâncias em nossa sociedade e seus modos de educação, as políticas de assistência e proteção à infância e à criança pobre, o atendimento à infância desvalida, as políticas higienistas e os projetos educacionais em disputa. Neste seminário são aprofundados os estudos em torno da História da Infância como campo de pesquisa por meio do estudo analítico dos procedimentos teórico-metodológicos e das fontes como literatura, periódicos, livros didáticos, processos judiciais, relatórios de viajantes, fotografias e outros para a pesquisa sobre infância e os modos de representar, pensar, idealizar, conceituar a infância.

SEA - História e Historiografia da Educação Brasileira: formação da escola pública republicana

Ementa

Carga horaria:75

Créditos: 5

Tipo:Seminário de Estudos Avançados

Este seminário visa o exame aprofundado dos processos e práticas que configuraram a escola republicana entre fins do século XIX e começos do século XX. São examinados: a fixação de uma administração burocrática da instrução pública, a institucionalização das funções de direção e controle das escolas, o surgimento dos grupos escolares, da seriação e do ensino simultâneo, a introdução de novos métodos de letramento e de ensino pelas coisas. Neste seminário são aprofundados os estudos em torno da formação docente nas escolas normais, o lançamento de impressos especializados e o surgimento de uma nova camada de profissionais/intelectuais da educação.

SEA - Leitura e elaboração de textos científicos na formação do pesquisador em educação

Ementa

Carga horaria:75

Créditos: 5

Tipo:Seminário de Estudos Avançados

Este SEA objetiva desenvolver repertórios de leitura e escrita de textos científicos buscando facilitar ao aluno a competência para identificar um problema de pesquisa, apropriar-se dos conhecimentos existentes sobre ele, empreender as ações necessárias para respondê-lo e publicar os resultados de seu trabalho para a comunidade acadêmica por meio do relato de pesquisa. Os estudos serão desenvolvidos por atividades que foquem a leitura de textos científicos e a execução de exercícios práticos. A avaliação será realizada de modo contínuo pela verificação da participação do aluno nas aulas e seu desempenho nas atividades de leitura de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Como trabalho final se realizará a elaboração de um artigo com características de relato de pesquisa.

SEA - Leitura e Leitores de Michel Foucault

Ementa

Carga horaria:75

Créditos: 5

Tipo:Seminário de Estudos Avançados

Pensamento de Foucault em seus eixos arqueológicos e genealógicos. História crítica do pensamento e a ontologia de nós mesmos. Constituição do sujeito ético e do cuidado de si. Pensamento foucaultiano no campo da educação. Arqueologia e Genealogia. Governamentalidades e subjetividades. Saber, poder e sujeitos. História crítica do pensamento. Educação, focos de experiências e jogos de verdades

SEA - Leituras Gramscianas e Educação

Ementa

Carga horaria:75

Créditos: 5

Tipo:Seminário de Estudos Avançados

Os seminários têm como objetivo o estudo da teoria educativa gramsciana em diálogo com os principais conceitos do pensamento de Gramsci: materialismo/idealismo, ideologia, hegemonia, bloco histórico, intelectual, senso comum, filosofia, cultura, política, Estado anpliado, filosofia da práxis. Busca-se compreender a perspectiva educativa gramsciana, articulada ao pensamento mais amplo do autor, tendo como pressupostos as questões teóricas e de método. Com isso, pretende-se evidenciar as contribuições de Gramsci para a análise de aspectos da atualidade, especialmente, os relacionados à educação. Serão trabalhados os seguintes conteúdos: 1. Materialismo/Idealismo e questões de método. 2. Filosofia, senso comum e filosofia da práxis. 3. Bloco histórico e Estado ampliado. 4. Hegemonia, ideologia e intelectuais. 5. Educação, cultura e escola unitária. 6. Contribuições gramscianas para o debate sobre a escola pública no Brasil.

SEA - Letramentos, multiletramentos e participação social: desafios para a educação escolar

Ementa

Carga horaria:75

Créditos: 5

Tipo:Seminário de Estudos Avançados

Analisa estudos que tematizam as dinâmicas de participação nas “culturas do escrito”, o que remete, invariavelmente, à reflexão sobre a desigualdade na distribuição de oportunidades para usufruir de produções culturais que demandam ler e compreender textos escritos e produzi-los para interação e comunicação. A alfabetização e o letramento são processos tomados, atualmente, como fundamentais para se atingir uma escolaridade de longa duração e participar com autonomia em práticas sociais de uso da linguagem escrita, sendo a escola a principal instância social na qual se depositam expectativas sobre o aprendizado da linguagem escrita e de seus variados usos em sociedade. Se, nas três últimas décadas, ocorreram avanços consideráveis no acesso à educação escolar (a quase totalidade das crianças e adolescentes brasileiros está matriculada no ensino fundamental), o problema que se apresenta atualmente é de outra ordem. Segundo a literatura, as experiências que crianças e adolescentes de origem socioeconômica desfavorecida estabelecem com a escolarização, na maior parte dos casos, resultam negativas, em decorrência de inúmeros fatores externos e internos à escola. Se a educação escolar tem sido considerada como principal instância para o compartilhamento de práticas sociais de uso da escrita, é necessário compreender a razão da permanência de um número tão expressivo de brasileiros excluídos do compartilhamento dessas práticas altamente valorizadas e com consequências para atribuição e ocupação de lugares sociais por esses sujeitos. Aborda ainda os conceitos de Multiletramentos e Novos Letramentos, discutindo como, na atualidade, estão postas no jogo social as demandas letradas (letramentos multissemióticos e digitais, letramentos multiculturais, letramentos críticos) e suas implicações para desenho e implementação de currículos e práticas pedagógicas.

SEA - Linguagens hipermidiáticas e processos formativos

Ementa

Carga horaria:75

Créditos: 5

Tipo:Seminário de Estudos Avançados

Linguagens hipermidiáticas e práticas educativas: possibilidades e tensões. Gêneros do discurso na hipermídia e aprendizagem colaborativa: potência e limites. Letramento digital: implicações nos saberes e nas práticas docentes. Linguagens hipermidiáticas na escola: aportes teóricos e desdobramentos nas ações de formação.

SEA - Metodologias de Investigação e Análise documental na pesquisa em História da Educação

Ementa

Carga horaria:75

Créditos: 5

Tipo:Seminário de Estudos Avançados

Aproximações e diferenças entre as pesquisas documental e bibliográfica. Problematização do conceito de fonte documental no âmbito da pesquisa em História da Educação e sua ampliação e renovação com base nos pressupostos da História Cultural. A recolha documental e os critérios de validação e seleção de fontes tendo em vista os objetos da investigação historiográfica. Contribuições da Arquivística no tratamento documental e nos modos de dá-lo a ler. A crítica aos documentos e a ritualística de sua interrogação na pesquisa em História. Limites, possibilidades, associações e distanciamentos entre diferentes metodologias de análise e interrogação documental, tais como: a análise da materialidade e o conceito de representação; a investigação a partir do paradigma indiciário centrado nos sinais, vestígios ou sintomas dos dados marginais; a análise de conteúdo; a análise do discurso na perspectiva foucaltiana; e a abordagem interacionista da análise documental centrada no conceito de configuração textual.

SEA - Métodos quantitativos e pesquisa em Educação

Ementa

Carga horaria:75

Créditos: 5

Tipo:Seminário de Estudos Avançados

Conceitos básicos. Definição e tipos de variáveis. Medidas estatísticas. Tabelas e gráficos. Noções de probabilidade. Distribuição Normal. Testes de hipóteses. Noções de regressão e correlação. Limites e possibilidades da estatística na pesquisa em educação.

SEA - O conceito de lugar, o reconhecimento das escolas e as contradições na contrução da identidade docente

Ementa

Carga horaria:75

Créditos: 5

Tipo:Seminário de Estudos Avançados

Desenvolvimento da construção conceitual da categoria lugar, seus desdobramento, articulações e sentidos na produção do conhecimento sobre a escola pública e formação de professores. Leituras geográficas da escola pública e a construção da identidade docente.

SEA - O trabalho docente no contexto das reformas educacionais na América

Ementa

Carga horaria:75

Créditos: 5

Tipo:Seminário de Estudos Avançados

Globalização e educação. Reformas educacionais na América Latina. As agências internacionais e a política educacional brasileira. Concepção de trabalho docente. Impacto das reformas educacionais sobre o trabalho docente. Competências, incompetências e novas formas de regulação do trabalho docente.

SEA - Perspectivas críticas para educação inclusiva

Ementa

Carga horaria:75

Créditos: 5

Tipo:Seminário de Estudos Avançados

Este SEA recupera o processo que deu estatuto epistemológico ao tema das deficiências como construção social. Apresenta autores que se valem das categorias tempo e espaço para delimitar a construção de deficiências escolares. Identifica referências culturais na configuração de linguagens visuais e sonoras e critica a hegemonia de parâmetros orgânicos, anatômicos e fisiológicos para definição da motricidade e do uso do corpo. Busca num conjunto de leituras de extração antropológica e sociológica as referências para associar o tema diversidade ao tema das deficiências e inclui as categorias corporeidade e experiência corporal como necessárias para analisar criticamente as representações da performance, da produtividade e do desempenho individual no âmbito da escola. As diferenças corporais e intelectuais e as instabilidades do corpo da criança e do adolescente são abordadas com categorias de análise que permitem relativizar diagnósticos de incapacidades, de impossibilidades e de impedimentos ao convívio escolar.

SEA - Raízes históricas de práticas de seleção e segregação na escola

Ementa

Carga horaria:75

Créditos: 5

Tipo:Seminário de Estudos Avançados

Referenciais teóricos para análise da emergência, na virada do século XIX para o XX, de ideários, como o médico-eugênico, que fundamentaram cientificamente a seleção e a segregação social. Confluências do ideário médico-eugênico com o pensamento educacional da época. Apropriação desse ideário por educadores brasileiros envolvidos na renovação educacional das primeiras décadas do século XX. Contribuição desse ideário para formulação de políticas e práticas educacionais no Brasil. Legitimação de um sistema educacional seletivo e excludente. Reflexão, à luz da experiência histórica, sobre práticas de seleção e segregação na escola atual.

SEA - Relações de Gênero na Educação

Ementa

Carga horaria:75

Créditos: 5

Tipo:Seminário de Estudos Avançados

A disciplina propõe a promoção da reflexão e do debate acerca das pesquisas que tratam das relações de gênero na educação, mais especificamente na educação da infância. Visa discutir as diferentes abordagens investigativas, oferecendo referenciais teóricos para compreender o gênero e seu potencial de análise nas pesquisas.

SEA - Representações Socioculturais da Ciência na Mídia

Ementa

Carga horaria:75

Créditos: 5

Tipo:Seminário de Estudos Avançados

Discutir as múltiplas representações da ciência veiculadas nos diversos meios de comunicação, incluindo as mídias de comunicação de massa impressas e videográficas (cinema, televisão, jornais, internet, quadrinhos, videogames), a produção de divulgação científica nos seus diferentes formatos (livros, revistas, documentários, exposições), os materiais de divulgação empresarial e institucional (propagandas, folhetos, websites) e os materiais didáticos produzidos para a educação formal (livros didáticos e paradidáticos, vídeos didáticos, softwares). Fornecer elementos teóricos para a análise dos textos, baseados nos estudos do discurso e na epistemologia da ciência.

SEA - Sociologia da Infância

Ementa

Carga horaria:75

Créditos: 5

Tipo:Seminário de Estudos Avançados

Contato com propostas de pesquisadores/as brasileiros/as e estrangeiros/as do campo da Sociologia da Infância, que consideram a criança como sujeitos de direitos, capaz de estabelecer múltiplas relações, capaz de iniciativa para construírem a própria identidade. Análise das relações adulto-criança e criança-criança (principalmente na abordagem de gênero, de raça e etnia, de classe social e idade) em creches e pré-escolas, identificando o papel da infância na construção da realidade social e nas modificações da gestão do tempo cotidiano. Levantamento crítico dos estudos e das pesquisas do campo da Sociologia da Infância: conceitos e metodologias.

SEA - Teoria Crítica e Educação

Ementa

Carga horaria:75

Créditos: 5

Tipo:Seminário de Estudos Avançados

Apresenta concepções, críticas e propostas feitas pelos pensadores da denominada Teoria Crítica da Sociedade, sobretudo T.W. Adorno, M. Horkheimer, H. Marcuse, W. Benjamin, sobre a educação, principalmente a educação escolar.

NF - Linha 1: Educação, desigualdades e diferenças

Ementa

Carga horaria:75

Créditos: 5

Tipo:Núcleo de Fundamentos

Por intermédio de referenciais teóricos aportados nos múltiplos campos das ciências humanas, a disciplina propõe-se a estudar os aspectos singulares e coletivos na configuração dos sujeitos no amplo espectro da educação em contextos desafiados a responder por práticas de educação inclusiva e de afirmação das diferenças. Para tanto, leva-se em consideração os processos sócio históricos de subjetivação presentes no campo da educação, considerando os discursos e as práticas que exigem uma problematização específica acerca da inclusão e dos desafios em torno da construção social das deficiências, normalizações e normatizações. Mobilizam-se, assim, aportes teóricos que identificam desigualdades e diferenças no bojo da produção de controles sociais, preconceitos e violências as mais complexas e variadas, incluindo as de fundo étnico-racial e de gênero. Na contraface desses controles, a disciplina intenta contribuir com as produções identitárias das diferenças, individuais e coletivas.

NF - Linha 2: Tópicos sobre Educação, Estado e Trabalho

Ementa

Carga horaria:75

Créditos: 5

Tipo:Núcleo de Fundamentos

A disciplina tem como objetivo o estudo da educação em articulação com conceitos de Estado e trabalho com vistas à construção de compreensões sobre as relações sociais, econômicas, culturais que perpassam as políticas públicas para educaçao em âmbito nacional e internacional, condições de trabalho docente e gestão da educação. Busca-se desenvolver compreensão da educação institucionalizada com base no trabalho e na cultura como pressupostos ontológicos. Adota-se como referencial teórico conceitos e abordagens das Ciências Sociais, Ciência Política, História e Ciências Econômicas, especialmente de autores clássicos que ilumimam conceitos/concepções de Estado, Educação e Trabalho. Serão desenvolvidos os seguintes conteúdos: 1. Diferentes concepções/conceitos de Estado. 2. Trabalho como categoria ontológica e em suas formas histórias. 3. Concepções de educação nas perspectivas liberal e crítica.

NF - Linha 3: Educação Pública e Formação de Educadores na sociedade brasileira contemporânea

Ementa

Carga horaria:75

Créditos: 5

Tipo:Núcleo de Fundamentos

Os estudos empreendidos nesta disciplina analisa o papel da educação pública na sociedade brasileira contemporânea - com ênfase na perspectiva de transformação radical da realidade social - na interface com a formação inicial e contínua dos educadores, e suas práticas pedagógicas. Parte da compreensão que toda ação pedagógica é uma atividade teórico-prática situada, que se materializa de acordo com o lugar e as condições objetivas de vida e de trabalho dos agentes envolvidos. Para tanto, problematiza a escola como lócus privilegiado de transmissão e crítica dos conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade, assim como de convivência com a diversidade humana. Examina a trajetória histórica das políticas públicas na área de formação de professores inter-relacionadas com a qualidade social da escola pública.

NF - Linha 4: História e Historiografia da Educação Brasileira: estudos introdutórios

Ementa

Carga horaria:75

Créditos: 5

Tipo:Núcleo de Fundamentos

Nesta disciplina são estudados os processos que constituíram a escola pública no Brasil das reformas pombalinas às reformas da ditadura civil-militar, privilegiando os níveis primários e médios, bem como a formação docente para esses níveis de ensino. São destacadas tanto as políticas quanto as práticas que deram forma à escola e gestaram a sua cultura,considerando-se os seus contextos político-econômicos e socioculturais. São estudadas a historiografia mais recente e obras consagradas com vistas ao exame das perspectivas adotadas em face de antigos e novos temas da história educacional brasileira.

NF - Linha 5: Linguagens e Saberes em contextos formativos

Ementa

Carga horaria:75

Créditos: 5

Tipo:Núcleo de Fundamentos

A linha de pesquisa “Linguagens e Saberes em contextos formativos” caracteriza-se pela preocupação em investigar os aspectos epistemológicos implicados na constituição dos sujeitos sociais contemporâneos, com destaque para os temas que perpassam os objetos de ensino e de aprendizagem. Nesse movimento, busca refletir sobre os desafios relacionados à produção e apropriação do saber, no contexto contemporâneo, a partir do estudo da relação entre a produção do conhecimento nos diferentes espaços (escolares e não escolares) e as transformações ocorridas nos múltiplos contextos históricos, sociais e culturais.

Artigos Relacionados - Informes

19 Out 2018 17:25

Acompanhe os processos eleitorais da CEPG

Informes
25 Fev 2019 20:55

Por meio do acompanhamento permanente dos egressos é possível analisar a relação [ ... ]

Informes
26 Nov 2018 01:39

Instruções e regras para integrar o corpo de orientadores do PPG Educação.

Informes

© 2013 - 2021  Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Campus Guarulhos da Unifesp • Edifício Arco - Sala 33 • Estrada do Caminho Velho, 333  - Jardim Nova Cidade • CEP 07252-312 Guarulhos - SP •  ppg.educacao@unifesp.br

Please publish modules in offcanvas position.