Admissão
A admissão do pesquisador na condição de pós-doutor no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) deverá observar o seguinte trâmite:
1. O pesquisador deverá entrar em contato com o docente do programa, com o qual deseja fazer o estágio de pós-doutorado, solicitando o aceite formal para a supervisão.
2. Após a definição do supervisor, o candidato ao estágio de pós-doutoramento deverá submeter, via formulário abaixo, os seguintes documentos, em formato PDF e tamanho máximo para cada arquivo de 3MB:
a) Cópia do diploma de doutorado;
b) Carta dirigida à coordenação do PPGE solicitando ingresso no programa de pós-doutorado;
c) Manifestação de aceite do supervisor pretendido;
d) Projeto de pesquisa - Com no máximo dez páginas, fonte Arial, tamanho 11, espaço entre linhas 1,5 e conter obrigatoriamente os itens abaixo, conforme determinado pela Pro-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (ProPGPq):
- Título;
- Introdução e justificativa;
- Objetivos, com definição e delimitação do objeto de estudo;
- Metodologia a ser empregada;
- Cronograma das atividades relativas à pesquisa e fases subsequentes até o termino do Projeto;
- Plano de atividades, com indicação da existência de infraestrutura na Instituição, que viabilize a execução do trabalho proposto e do cronograma das atividades formalmente aprovados pelo supervisor;
- Bibliografia de referência.
e) Plano de trabalho, prevendo atividades acadêmico-científicas no programa;
f) Declaração de existência (ou não) de vínculo empregatício. Em caso de existência de vínculo empregatício informar o nome da instituição, cargo e regime de trabalho. Em caso de afastamento, informar o período de vigência;
g) Currículo na Plataforma Lattes;
h) Protocolo de entrada do projeto no Comitê de Ética em Pesquisa (para pesquisas envolvendo seres humanos) ou Declaração de Responsabilidade (para projetos que NÃO envolvem seres humanos e animais vertebrados). Em caso de dúvidas, acesse a página do CEP-Unifesp clicando aqui.
3. Após o recebimento de toda a documentação, a coordenação do programa encaminhará o projeto de pesquisa a um parecerista externo para julgamento de mérito. Após a devolutiva, o processo segue para apreciação do colegiado do Programa e, posteriormente, para aprovação da Câmara de Pós-Graduação do campus.
4. Aprovado nessas instâncias, o candidato será acionado por e-mail para registro no sistema de pré-matrícula. O documento gerado nesse processo, devidamente assinado e com fotos, deverá ser digitalizado e enviado ao e-mail ppg.educacao@unifesp.br.
5. Após o recebimento desse documento e assinatura da coordenação do PPGE, a secretaria remeterá à Pró-Reitoria de Pós-Graduação para efetivação do vínculo.
6. O prazo de tramitação, da submissão do formulário abaixo até a efetivação da matrícula, será de 60 a 90 dias.
Formulário de inscrição
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Informações complementares: clique aqui e acesse o site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.