Campus Guarulhos • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Educação 

Claudia Panizzolo

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E-mail: claudia.panizzolo@unifesp.br  

Graduação em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (1991), Especialização em Educação Infantil pela Universidade Metodista de São Paulo (1998), Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Estágio Pós Doutoral na Universidade de Caxias do Sul (Brasil) e na Università degli Studi Del Molise (Itália) em 2019. Docente do curso de Pedagogia, na área de Educação Infantil. Coordenadora do Programa de Extensão: A criança, o adulto e o lúdico: implicações culturais na comunidade. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo -UNIFESP, atuando na linha de História da Educação: Sujeitos, Objetos e Práticas. Temáticas de interesse para pesquisa e orientação: História da Educação; história da imigração; escolas étnicas italianas; história da infância, processos de escolarização, produção e circulação de saberes sobre a infância; história da leitura e do livro no Brasil; história da educação infantil em São Paulo. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa INFÂNCIA, CULTURA, HISTÓRIA- GEPICH; membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa “História da Educação, Imigração e Memoria” - GRUPHEIM; membro pesquisadora do Grupo de Pesquisa “TRANSFOPRESS BRASIL- Grupo de Estudos da Imprensa em língua estrangeira no Brasil”; membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa História da Educação: intelectuais, instituições, impressos.

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Educação 

A educação é concebida como elemento fundamental na constituição do ser humano e envolve os processos sociais de formação, relacionados à apropriação da cultura, às formas de ser, de agir e de refletir. São processos e práticas que ocorrem de forma intencional e difusa, em diferentes instâncias de socialização. A educação efetiva-se nas relações estabelecidas entre os seres humanos, objetivando a formação de indivíduos, vinculada ao processo civilizatório; na modernidade, a escola destaca-se como locus de formação dos sujeitos, com a finalidade de lhes assegurar participação no mundo produtivo e na vida pública. A ação educativa está vinculada a concepções específicas de ser humano e tais concepções são histórica e socialmente situadas. A Educação diz respeito à cultura, contemplando uma ideia de valor ou do que é valorizado por determinado grupo. Transmite, perpetua e modifica a experiência humana nomeada cultura, pressupondo a relação de ensino e aprendizado.

Linha de Pesquisa 4:  História da Educação: Sujeitos, Objetos e Práticas

A História da Educação Brasileira, desde a última década do século XX, tem passado por reconfiguração pautada, sobretudo, no balanço amplo e detalhado do itinerário da historiografia da educação. Houve, desde então, um alargamento temático do campo, com a constituição de novos objetos e novas abordagens, bem como a remodelação de antigos temas, articulados na fértil interlocução entre os historiadores da educação e a produção historiográfica contemporânea. A presente linha de pesquisa, alinhada com essa reconfiguração, contempla estudos e pesquisas sobre a educação, realizados em uma perspectiva histórica. As pesquisas vinculadas à linha investigam processos educativos escolares e não escolares analisados a partir dos referenciais da História, da Filosofia e das Ciências Sociais; vinculações temáticas que problematizam, especialmente, questões recortadas a partir do contexto regional, em conexão com as discussões teóricas nacionais e internacionais; estudos acerca: (a) das instituições (escolares, acadêmicas e outras), trajetórias de formação docente/discente, políticas, práticas e culturas escolares (sujeitos, espaços, tempos, saberes, currículo, disciplinas escolares e acadêmicas, arquitetura, mobiliário); (b) intelectuais da educação; (c) processos nacionais e internacionais de produção, circulação e apropriação de modelos e padrões pedagógicos envolvidos nas práticas educacionais, na organização dos tempos e espaços escolares e na constituição de memórias (livros escolares, literatura pedagógica, grande imprensa, imprensa educacional, periódicos educacionais, literatura, dentre outros). Para o tratamento desses temas, esta linha de pesquisa opera com conceitos e procedimentos de pesquisa extraídos da História Cultural, da História Intelectual e da História dos intelectuais, bem como da Nova História Política.


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